domingo, 23 de agosto de 2009

Hino de Safo a Afrodite

Safo foi uma poetisa grega tremendamente influente no século VI a.c. Ela viveu na ilha de Lesbos (daí a palavra lésbica), para onde muitas jovens iam a fim de serem instruídas por ela nos mistérios femininos da menstruação e da sexualidade, e para celebrar a deusa Afrodite em poesia, dança e música. Grande parte da poesia lírica de Safo, considerada por muitos a mais bela e requintada do Ocidente, perdeu-se. Cópias de suas obras foram queimadas em praça pública em Roma e em Constantinopla em 1073, por ordem do papa Gregório VIII. Eis aqui o único de seus poemas que chegou até nós completo.

Em teu trono ofuscante, Afrodite
Sagaz filha eterna de Zeus
eu imploro: não me esmagues de aflição,
vem a mim agora - como certa vez
ouviste meu longínquo lamento, e cedeste,
e te ausentaste furtivamente da casa de teu pai
para jungir pássaros em tua áurea carruagem, e vieste.
Vistosos pardais trouxeram-te ligeira para a sombria terra,
suas asas vergastando o médio céu.
Feliz, com lábios perenes, sorriste:
"O que há de errado, Safo, por que me chamaste?
O que deseja o teu tresloucado coração?
Quem deverei fazer amar-te?
Qual delas voltou as costas a ti?
Deixa que ela fuja; logo virá atrás de ti;
Recusei dela os favores; e logo serão teus.
Ela te amará, ainda que não saiba nem queira".
Vinde pois a mim e liberta-me de espantosa agonia.
Labora por meu tresloucado coração. E sê de mim aliada".

Extraído de A Deusa Interior. Um guia sobre os eternos mitos femininos que moldam nossas vidas. Jennifer Woolger, Roger Woolger. Editora Cultrix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário